“Memorial Papa Pio XI” é o novo espaço inaugurado no Colégio Pio Brasileiro, em Roma. O local foi criado para homenagear o papa Pio XI, responsável por fundar a instituição de ensino.
O evento de lançamento, no dia 29 de junho, contou com presenças dos cardeais dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador; e dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, além dos arcebispos metropolitanos que receberam o pálio do papa Francisco.
De acordo o reitor do Colégio Pio Brasileiro, padre Geraldo Maia, o memorial quer resgatar a história da instituição.
“A proposta do memorial é de recolher elementos importantes dessa trajetória de mais de 80 anos. Todo o material da história do colégio foi reunido e organizado em um espaço aberto à visitação. Desta forma, essa memória seja sempre preservada, trazendo a luz, a nossa história".
Ele explica, ainda, que esse é o segundo memorial inaugurado no Colégio. “Dedicamos um espaço também ao padre Félix Pastor, sacerdote espanhol e jesuíta que trabalhou aqui durante quarenta anos como diretor de estudos. Há dois anos, recolhemos o material e criamos esse espaço com as obras importantes desse padre que contribuiu muita para a formação dos nossos alunos”.