A comunidade Eclesial de Base de RESINA (Paróquia de Araci-Ba, Diocese de Serrinha) realizou na sexta-feira (dia 10/03) a VIA SACRA e conforme tema da CAMPANHA DA FRATERNIDADE, resolveu REZAR COM A NATUREZA em caminhada da praça da comunidade, onde rezou a 1ª Estação debaixo do pé do umbuzeiro (cartão postal da Resina) e seguiu realizando as demais estações junto às arvores da caatinga e dentro dos tanques de barro secos onde fizemos preces pedindo chuvas. Destaque especial, a 12ª Estação (da morte de Cristo) foi rezada de joelhos diante do desmatamento da caatinga, onde no silêncio, refletimos também a MORTE da caatinga por nossas mãos. A comunidade quer chamar a atenção para que, nossa própria Igreja possa tirar proveitos concretos de cuidado com o meio ambiente, alem da TEORIA, do papel. Temos que fazer cumprir toda esta reflexão com ações concretas de conscientização do nosso povo, de modo, permanente, além do período da quaresma. O animador da comunidade, (Arôvel Lima) diante de uma grande árvore da caatinga, (A CARAIBA, maior árvore da Resina) disse que devemos rezar o terço com a natureza e compartilhou seu gosto de rezar na caatinga, debaixo de árvores e nos tanques.)
A Campanha da Fraternidade (CF) 2017 tem como tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15). Buscando alertar para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros.
A caatinga é, certamente o Bioma mais degradado pela ação humana e efeitos climáticos constantes. Sua resistência nos ensina a valorizar a persistência pela vida. A caatinga faz de tudo para sobreviver sem água por longos períodos, mas em si, não pode fazer nada quando a ação humana a dilacera sua resistência.
No quadro ambiental e de politicas públicas, não se nota nenhuma ação de proteção do Bioma Caatinga.
Quem sabe, com a ajuda da Comunidade Eclesial, com ações planejadas pelas paróquias da nossa diocese de Serrinha, possamos planejar ações efetivas de proteção ao nosso bioma.
Por Arovel Lima
Animador da Comunidade Eclesial de São Francisco Xavier da Resina